Skip to main content

Por trás de toda ação é importante existir um planejamento. Mesmo que a nossa vida siga por algum momento um fluxo sem ser planejado – e foi o que vivemos muito bem este ano – ao definir os objetivos e as metas que queremos, fica muito mais fácil obter o resultado desejado.

2020 foi um ano bem atípico, onde muitos planejamentos ficaram só no papel, mesmo os mais pessoais sofreram com toda limitação, incertezas e dificuldades que surgiram, mas 2021 se aproxima e a principal lição que tivemos do último ano é que cuidar de nós mesmos, da saúde, bem-estar físico e mental precisa estar em primeiro lugar. Ou seja, nossa qualidade de vida sempre será o propulsor do nosso sucesso.

Ao fazer um planejamento você já terá um grande aprendizado sobre sua vida, desenvolverá autoconhecimento, pensará em novas alternativas, otimizará seu tempo, será mais produtivo e estabelecerá prioridades. E esse conhecimento já é algo extraordinário para fazer você ter disciplina, um hábito indispensável para as próximas dicas que vamos sugerir aqui.

A nossa qualidade de vida está atrelada a muitas coisas. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Já destacamos acima que a disciplina é um importante item deste desafio, porque sem ele nada acontece. Agora queremos que você reflita sobre sua vida, considerando o termo acima que define em linhas gerais o que é qualidade de vida, escreva em um papel em quais aspectos das suas circunstâncias você quer e pode adotar hábitos saudáveis. 

  1. Escolha suas metas

Um dos segredos de obter sucesso no seu planejamento é começar por pequenas porções. Não adianta você sair fazendo uma lista gigante e no final não conseguir realizar nada. 

Então escolha dois campos da sua vida que você quer mudar. Pode ser saúde física, bem-estar emocional, relacionamentos, alimentação, etc. Onde você quer colocar mais qualidade?

  1. Defina seus objetivos.

Depois de estipular metas concretas e realistas para que você alcance aquilo que deseja,  comece a trabalhar quais serão seus objetivos para que você se mantenha motivado constantemente ao longo de todo o caminho, ter objetivos bem definidos e prazos é fundamental. 

Vamos supor que você optou pela alimentação e saúde física – dois campos bem próximos. Agora, você pode listar alguns objetivos e prazos para cumprir o que deseja. Por ex. Na área de alimentação: Buscar orientação de especialista (até fevereiro)  para ter uma dieta saudável ou  evitar o consumo de alimentos industrializados e muito calóricos (durante a semana). Para auxiliar a saúde física vou praticar caminhada (2 vezes por semana).

É importante que seu planejamento tenha prazos, assim você será muito mais assertivo, sem procrastinar as coisas e o melhor, com objetivos nanos você chegará lá, ficará motivado e sua capacidade de realização vai aumentar. 

Nosso objetivo aqui foi ser simples nas dicas, mas com o objetivo de mostrar para você que é possível ter um planejamento executável de verdade.

Aproveite para acompanhar mais dicas em nossas redes sociais.