Skip to main content

Saudade de uma festinha julina, né minha filha!

Tem gente que adora participar das festas caipiras que acontecem normalmente em junho, julho e até em agosto. É bem coisa de brasileiro, mas com a pandemia não dá para aglomerar e quem gosta deste tipo de festa tem reclamado muito nas redes sociais com #tbts e demais comentários da falta que faz estar entre os amigos, familiares, colegas de trabalho e aproveitar as tradicionais festas recheadas de muita comida, fogueira, quentão, quitutes, música e quadrilha.

Mas, nem tudo está perdido. Dá para fazer uma festa sim com a família e em casa e trouxemos algumas dicas para ajudar a organizar sua festa e aproveitar o mês de julho para trazer boas energias e melhorar o astral. Para quem tem criança em casa, é possível aproveitar ainda mais e ainda contar com ajuda deles para organizar as brincadeiras.

O que não pode faltar em uma festa assim é animação, artefatos em xadrez, palha, flores e as famosas bandeirinha. Confira todas as dicas que trouxemos aqui nesse post comemorativo e aproveite para fazer sua festa julina em casa!

Vamos as dicas!

Decoração

A decoração fará toda a diferença na sua casa. Além de deixar os ambientes mais animados é fácil de encontrar artigos prontos em casas especializadas em decoração de festas, ou, se você gosta de fazer tudo manualmente, também tá valendo.

As bandeirinhas são super tradicionais nas festas juninas e você pode optar pelas de plástico – compradas prontas – ou fazer com revistas velhas, papel de seda, tecido, sulfite e E.V.A. Lembre-se que elas precisam ser coloridas. Além disso, as bandeirinhas são bem versáteis e você pode pendurá-las tanto na parede, como no teto e usar ainda versões menores para decorar a mesa das comidinhas.

Se você decidiu que vai produzir as bandeiras, seguem modelos e dois vídeos para você aprender como fazer os modelos mais tradicionais ou diferenciados.

Modelos!

Bandeirinhas diferenciadas – vídeo aqui

Bandeirinhas tradicionais – vídeo aqui

Junto com as bandeirinha os balões também são bem típicos na decoração, porém só mesmo para enfeitar. Eles são um pouco mais complexos de fazer manualmente, por isso abaixo seguem algumas sugestões de como dispor na sua festa. E aqui um vídeo te explicando certinho como fazer.

A fogueira também é um símbolo importante das festas, mas fazer uma vai depender muito do espaço que você tem disponível em sua casa, segurança e tudo mais. Elas podem ser representadas pelas lareiras, se o dia pedir um ambiente mais quente, ou você também pode improvisar e usar apenas como elemento de decoração.

DICA: compre uma caixa de plástico transparente para guardar os itens para o próximo ano. Fica mais organizado, fácil de encontrar e você ainda pode aproveitar muita coisa, evitando o desperdício. 

Comidas típicas

Chegou a hora mais deliciosa, a hora das comidas típicas para sua festa. Você pode optar por fazer tudo em casa e a Receitas de Minuto separou uma playlist completa para te ajudar. Aproveite para conferir aqui. Outra opção é comprar tudo prontinho e decorar a mesa. Hoje já existem muitos profissionais que fazem kits completos para isso, com porções doces e salgadas, o que otimiza muito o tempo de preparo. Confira se na sua região já existem fornecedores oferecendo esses kits e peça o seu. Eles são preparados pelo número de pessoas, são completos e muito deliciosos.

Se você está com dúvida do que pedir ou fazer, aqui vai a lista das comidas típicas para você conferir.

  • Milho verde cozido
  • Pipoca
  • Pastel
  • Pinhão
  • Pamonha
  • Paçoca
  • Doce de abóbora
  • Pé-de-moleque”
  • Arroz doce
  • Canjica
  • Bolo de fubá
  • Quentão

Brincadeiras

Chegou a horas mais divertida. Lembre-se que não precisa ter criança em casa para fazer as brincadeiras, elas também funcionam com os adultos e vão garantir a animação da sua festa. Prepare um lugar especial para elas e vamos as dicas.

Corrida de 3 pés

Marca-se um local de partida e outro de chegada e a brincadeira é feita em dupla, onde os participantes amarram uma fita no tornozelo direito de um ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

Cadeia

Faça um cercado que sirva como uma prisão, a família pode indicar quem será preso e o que ele precisa fazer para ser solto, como dançar, cantar, contar piada, pagar um mico. Cumprido o combinado, ele é solto e outra pessoa passa a ser presa.

Jogo de argolas

Separe algumas latas ou garrafas de plástico – você pode enchê-las de água para não ficar caindo. Os participantes devem receber algumas argolas e arremessar conforme a distância, pode ser de 1,5 metros para dar mais emoção. Quer acertar a quantidade determinada, ganha algum brinde. Você pode preparar uma cesta de brindes, que podem ser doces, brinquedinhos e outros mimos.

Corrida do Milho

Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha. Atrás de outra linha, a uma boa distância, os participantes são reunidos aos pares. Uma pessoa segura uma colher e a outra um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que encher primeiro o copinho com milho.

Corrida do saco

Consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.

Tomba lata

Basta colocar várias latas empilhadas, em forma de triângulo. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

Pescaria

Numa grande caixa ou bacia com areia, colocam-se peixinhos de madeira ou papelão. O objetivo é pescá-los, usando uma varinha. É possível fazer um furinho nos peixes para que o anzol o fisgue ou usar ímãs.

Dança das cadeiras

Uma das brincadeiras mais tradicionais das festas e que todo mundo vai querer brincar. É só organizar um círculo de cadeiras, colocar alguém para controlar a música e o tempo. A cada parada, tira-se uma cadeira. O número de cadeiras deve ser sempre menor do que o de participantes.

Separamos mais algumas dicas para te ajudar na decoração da sua festa. Depois queremos conferir como ficou, portanto, ao postar em sua rede social não esqueça de marcar nossa página @weconconstrutora para compartilharmos.

Fontes: Pinterest | www.semprefamilia.com.br