Skip to main content

Marie Kondo é especialista em organização, quem sabe a mais conhecida do mundo todo pelo método KonMari. 

A japonesa estreou no Netflix com a série “Ordem na Casa com Marie Kondo” onde ela mostra como organizar a casa e uma nova maneira de se relacionar com os objetos. Ela também é escritora e autora do livro “A Mágica da Arrumação”, um best seller com milhões de cópias vendidas. 

No seu canal no You Tube é possível acompanhar todos os vídeos da Marie, mas hoje vamos apresentar 4 maneiras de manter sua casa e vida mais organizadas, seguindo uma metodologia que busca resumidamente manter a ordem, comprar o que realmente importa e dispensar o que não faz mais sentido para você

Antes de começar, é muito importante trazer esse conhecimento para sua realidade, pois nem tudo irá fazer 100% de sentido para sua circunstância, porém muitas dicas são valiosas e podem ajudar a tornar sua rotina, ambiente e espaços muito mais valorizados. 

Vamos aos métodos da guru da arrumação.

1. Organize tudo por categorias

Classifique suas coisas de acordo com uma sequência fixa. Para começar o guarda-roupa, depois os livros, pilhas de revistas, jornais, papéis e objetos menores. Para finalizar, presentes e lembranças. Isso significa que você deve decidir arrumar primeiro uma categoria, depois outra e não por cômodos da casa. 

A dica é começar pelas mais fáceis, como roupas livros e documentos. Deixe para o final objetos que têm algum valor sentimental, como fotos e cartões. 

2. Se não faz você feliz, precisa ir embora

Escolha uma categoria e se desfaça daquilo que já não faz sentido para você, não se trata de manter a casa arrumada se o que tem nela não te faz feliz. Quando for organizar coloque tudo a sua frente para ter uma visão geral do que você tem, isso pode gerar uma grande bagunça e impactar bastante pela quantidade de itens empilhados, mas faz todo o sentido para uma organização consciente segundo Kondo. 

Antes de se desfazer, toque em cada item e perceba o que sente por ele. A guru japonesa recomenda a criação de um espaço para as recordações, como fotos, cartões postais e lembranças que significam muito para você.

3.Hora de organizar tudo

Após separar as suas coisas, comece a guardar e organizar, mas seguindo uma ordem diferente do que você está habituada. Tudo deve ter um lugar para ser guardado a partir de agora. 

De agora em diante, suas roupas serão enroladas e colocadas em gavetas ou caixas organizadoras pequenas, e depois postas “em pé”. Isso cria não somente espaço, mas também uma visão geral. Assim:

Dicas extras de Marie Kondo:

• A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.

• Não compre produtos especiais para organização. A ideia é reaproveitar aqui também e não comprar mais.

• O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.

• Você guarda um monte de fios e cabos que não sabe de onde são? Jogue-os no lixo. Só mantenha aqueles cuja função você possa identificar.

• Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Eles não servem para nada.

Fontes: Catraca Livre | Westwing