Skip to main content

Você acabou de realizar o sonho de comprar o apartamento da sua vida e agora precisa decorar, certo? Parece uma tarefa fácil, mas harmonizar as cores das paredes com a decoração pode dar um pouco de dor de cabeça, pois não basta apenas escolher o seu estilo, mas pensar em toda a composição visual.

Círculo Cromático Wecon

Você já ouviu falar do Círculo Cromático? Isaac Newton o usou em 1666 pela primeira vez como uma representação das cores percebidas pelo olho humano. É um círculo composto por 12 cores: três primárias, três secundárias e seis terciárias. Na hora da pintura, é preciso ter em mente os diferentes tipos de harmonização que as cores podem estabelecer entre si. Veja algumas formas de combinações de cores utilizando o método:

Combinações complementares
A combinação complementar consiste em tons que estão em lados contrários do círculo cromático. Por exemplo: roxo e amarelo; além de ficarem em harmonia, dão um clima alto astral para seu ambiente;

Tríade: combinação de três cores
Apesar de serem cores que geram bastante contraste, a combinação fica bastante harmônica. Aqui, as cores estão distantes umas das outras, mas em quantidade igual (espaçamento de quatro em quatro tons). Exemplo: azul, verde e amarelo. Ponderando estes três tons você tem um ambiente lindo e alegre!

Combinação Análoga
Esta forma permite que você combine de duas até cinco cores que estão uma ao lado da outra no círculo. Ele reproduz o famoso ‘degradê’, um efeito de continuidade;

Combinação em fenda
Esta combinação consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Os dois tons devem estar opostos à cor primária. Por exemplo: violeta, amarelo e verde. Ele é menos intenso que a tríade e apresenta um leve contraste;

Combinação de quatro cores – retângulo
Aqui você combina as cores com um ‘retângulo’: sendo guiado por suas pontas, escolha uma cor primária, duas complementares e outra que irá proporcionar um destaque. O resultado é uma harmonização colorida e cheia de sincronia!

Combinação de quatro cores – quadrado
Seguindo o círculo cromático, a composição segue de três em três tons fazendo a ligação pelas pontas de um ‘quadrado’. Assim, você tem um ambiente vivo e descontraído.

Agora ficou bem mais fácil deixar seu lar com a sua cara! Explore o site da Wecon e encontre o apartamento certo para aplicar nossas dicas!