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O home office continua em 2021 e com as incertezas da nova vacina, ninguém sabe ao certo por quanto tempo precisaremos nos manter trabalhando remotamente. Muitas pessoas ainda permanecem neste formato híbrido de trabalho, mesmo com a chegada do novo ano. Muitas também já se adaptaram de algum modo, porém é muito importante estar atento a algumas consequências desse novo “escritório” principalmente relacionado à saúde mental. 

Separamos na sequência algumas dicas para ajudar você que está em home office, mas que ainda encontra algumas dificuldades para trabalhar de uma maneira equilibrada.

1. Procure fazer algo por você antes de começar a trabalhar

Um dos maiores desafios do home office é que, de fato, a sua casa é o local onde você trabalha e realiza todas as suas tarefas diárias durante o isolamento social. Por conta disso, a separação entre vida pessoal e profissional tende a desaparecer. Mas é essencial manter essa compartimentalização, para que seu cérebro entenda diferentes contextos e se prepare para determinadas atividades.

Faça algo pessoal pela manhã, antes de iniciar a jornada de trabalho. Não acorde e vá direto checar e-mails, por exemplo. Prefira fazer uma caminhada, ler um livro ou até mesmo preparar café da manhã para as pessoas que moram com você.

2. Defina um espaço para a atividade profissional

Ainda no esforço de manter a separação, defina um local que será destinado ao home office, e que contenha todas as ferramentas e equipamentos necessários. Isso não significa que você não possa trabalhar na mesa da cozinha, no sofá ou até mesmo na cama. Mas é preciso ter um local pré-determinado para trabalhos que exijam concentração – ou para videoconferências, por exemplo.

3. Trabalhe com a porta fechada

Para ser produtivo, é fundamental ter foco. Se possível, escolha um cômodo que tenha uma porta. Dessa maneira, você consegue eliminar distrações e mostrar às pessoas que vivem com você que, se a porta estiver fechada, significa que você está em horário de trabalho.

4. Livre-se de distrações

Nem todas as distrações podem ser eliminadas ao fechar a porta. Em seu trabalho, necessariamente fará contato com outras pessoas, por diferentes canais – seja por e-mail, intranet, aplicativos de mensagem etc. Para que isso não interfira com seu ritmo de trabalho, silencie ou mesmo desative as notificações no notebook e no celular, especialmente nos momentos mais cruciais do dia.

5. Organize o tempo em blocos

Por exemplo: separe a parte da manhã para realizar o trabalho denso que demanda mais foco, enquanto a parte da tarde pode ser usada para lidar com tarefas administrativas e e-mails. A questão não é agendar todas as tarefas, mas agrupar coisas semelhantes em blocos e resolvê-las juntas.

6. Faça pausas

Quando o assunto é home office, não há ninguém que te chame para um café ou um bate-papo no corredor. Por isso, procure uma forma de adicionar pausas em sua rotina. Não subestime a importância desses intervalos: pesquisas indicam que o trabalho remoto pode levar ao esgotamento, caso não haja um momento para espairecer. Você pode levar seu cachorro para um passeio rápido, almoçar com seu parceiro e até mesmo tirar um tempo apenas para se levantar e caminhar pela casa.

7. Saiba quando parar

Toda manhã, antes de começar a trabalhar, faça um planejamento do horário em que deseja parar. Durante o home office, é fácil apenas continuar trabalhando sempre que surge uma nova demanda. É importante ressaltar que uma jornada estendida não faz com que você seja mais produtivo – além de fazer mal para a sua saúde.

8. Repense sua produtividade

Resista à tentação de medir produtividade a partir de quantas tarefas você é capaz de realizar em um dia – como a quantidade de e-mails que envia ou o número de reuniões das quais participa. Em vez disso, pense no que está alcançando com cada atividade realizada. Procure 

9. Fale sobre seu dia

O trabalho remoto pode ser solitário e, por isso, é importante estar em contato com outras pessoas. Uma conversa rápida de cinco minutos com o parceira, colega de quarto ou membro da equipe. Caso você não tenha com quem conversar, envie um e-mail para si mesmo. O ato de escrever é capaz de auxiliar no processamento dos acontecimentos do dia e na organização dos pensamentos. Além disso, olhar para trás pode ser motivador, uma vez que você poderá visualizar as coisas que já realizou.

Dicas do colunista Jason Aten, da Inc., via PEGN.