Skip to main content

Se você está planejando comprar um apartamento, provavelmente, nas suas pesquisas, já deve ter se deparado com as siglas INCC e CUB. Mas você entende o que elas significam? Eles são indexadores utilizados para reajustar o valor das prestações de um imóvel a construir ou imóvel comprado na planta, até o término da construção.

INCC
O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) é um indicador elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo analisar os gatos referentes às edificações habitacionais em território nacional. Assim, ele influencia no valor da maior parte dos imóveis ainda em construção.

A análise envolve equipamentos, materiais, mão de obra e serviços utilizados na construção. Atualmente, a coleta de dados para essa apuração é realizada em sete capitais do país: Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife. Ele é calculado entre os dias 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência e divulgado, em média, 10 (dez) dias depois.

CUB
O Custo Unitário Básico (CUB) é outro indicador utilizado na construção civil para obter-se uma estimativa do custo de um projeto. Ele é calculado com base nos diversos projetos-padrão estabelecidos pela ABNT NBR 12721:2006, levando-se em consideração os lotes básicos de insumos (materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e equipamentos) com os seus respectivos pesos constantes na referida norma.

O CUB se baseia em dois pontos importantes: o padrão de acabamento da obra e o projeto-padrão. O primeiro é definido em nível baixo, médio e alto. O projeto-padrão é referente ao tipo de construção civil que será realizado, incluindo número de pavimentos e dependências por unidade e número total de unidades.

Para calcular o CUB é necessário consultar o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) que, mensalmente, disponibiliza os custos referentes às obras por metro quadrado.

Agora que você já sabe o que são INCC e CUB, pode comprar seu Wecon com muito mais segurança!