Skip to main content

Com tantas dificuldades em 2020, deixar a casa linda para o Natal é mais do que merecido. Mas, você sabe de onde vem essa tradição de enfeitar ruas e casas no Natal? Bom, cada enfeite tem um significado próprio, veja só:

Árvore e Guirlanda

Seu significado é mais antigo do que o próprio cristianismo. Os antigos egípcios e romanos acreditavam que o verde dos galhos das árvores simbolizava a esperança de dias melhores e usavam como adereço no período da noite mais longa do hemisfério norte, que ocorre lá pelos dias 22, 23 de dezembro, em pleno inverno. Esse início de tradição se ramificou tanto para as árvores quanto para as guirlandas.

Muitos anos depois, já no século XVI, dizem Martinho Lutero (figura central da Reforma Protestante), estava passeando pelo campo quando percebeu a beleza das estrelas brilhando por entre os galhos das árvores, e quis repetir esta beleza em sua casa, pendurando velas em um pinheiro, que já era uma árvore tradicional nesta época por ser triangular e representar a santíssima Trindade.

As guirlandas existem desde a Grécia antiga, quando eram oferecidas como prêmio aos vencedores das competições esportivas. Eram também usadas em rituais, como porta de entrada dos deuses. Daí o costume até hoje de colocar as guirlandas nas portas, como sinal de boas-vindas.

Estrela e Presépio

A estrela tem sua origem nas histórias bíblicas, onde a estrela de Belém, guiou os três Reis Magos, indicando o estábulo onde nasceu o menino Jesus. Por isso é colocada no topo da árvore de Natal. Já o presépio é uma representação da família de Jesus neste momento mágico.

Pinterest

Papai Noel

O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha, repercutindo mundo afora. Mas foi em Nova Iorque que a lenda do bom velhinho ganhou força. Em 1822, o professor de literatura grega Clement Clarke Moore escreveu para seus filhos o poema “Um relato da visita de São Nicolau, descrevendo algumas de suas características marcadas até hoje: trenós puxados por renas e o hábito do Papai Noel de entrar nas casas pela chaminé.

Viu só? Sabendo um pouco mais das tradições fica ainda mais especial decorar a casa para receber este momento tão aguardado por crianças e adultos. O ano foi desafiador, mas não podemos perder a harmonia e a união, mesmo que com distanciamento.

Decorando a árvore de natal

E agora? Você resolveu entrar nessa verdadeira empreitada que é decorar a árvore de natal e não sabe por onde começar. Fica comigo que a gente resolve e transforma sua casa em um ambiente cheio de magia.

A primeira coisa a definir é o local da sua árvore. Isso vai influenciar no tamanho e estilo dela. Caso você ainda não tenha uma árvore, pode procurar uma do tamanho certo. O legal de ir comprar uma nova árvore ou enfeites, é que dá para envolver mais gente da família nestas escolhas e assim todos entram no clima.

Mas quando é a data certa de montar a árvore? A maioria das pessoas segue a tradição de 30 dias antes do Natal, mas você pode montar quando achar melhor.

Quando tirar a árvore da caixa, invista um tempinho separando bem os galhos, assim ela ganha volume. Fazer isso depois pode ser mais difícil, com as luzes e decorações já montadas.

E o estilo? Bom, isso é muito pessoal, você pode ir para um padrão mais dourado, prateado, ou para os coloridos, como vermelho ou azul. Depois separe todos os enfeites em categorias: luzes, papai-noel, bolinhas, laços, etc.

Comece com as luzes. É importante escolher um tipo que se camufle. Se sua arvore for verde, não compre um pisca-pisca com os fios brancos. A cor das luzes também é fundamental, ela pode ser mais quente, fria ou até mesmo aquelas coloridas, depende do seu estilo. Envolva a árvore com pisca-pisca. Depois os enfeites vão ajudar a camuflar os fios.

Em seguida, pendure todas as bolinhas pelos galhos da árvore. Bolinhas pesadas nos galhos inferiores. Bolinhas leves nos galhos superiores. Terminada essa etapa, hora dos demais enfeites.

Por último, inclua o enfeite da ponta da árvore, que costuma ser uma estrela, simbolizando o nascimento de Jesus. Você pode substituí-lo por outro, como uma flor, um laço ou um grande floco de neve, por exemplo.

Existem diversas formas de você escolher a decoração da sua árvore, que pode ir do tradicional até as decorações mais elaboradas. Também tem os estilos mais descontraídos. Aqui em casa por exemplo, temos um pequeno de 5 anos que adora heróis, então nossa árvore deste ano ganhou enfeites da Marvel.

Amanda Ferreira - Designer de Interiores
Por Amanda Ferreira – Designer de Interiores