Skip to main content

Alegria, elegância, beleza e aromas. Essas são algumas das sensações provocadas pela presença de flores naturais na decoração. É preciso ter alguns cuidados, como a troca de água e a manutenção do próprio arranjo, mas a presença delas é única.

As vezes só lembramos de complementar a decoração da nossa casa com elas quando recebemos de presente em comemoração a uma data ou ocasião especial, mas elas também podem fazer parte da decoração de uma casa todos os dias.

Uma super dica para quem gosta de ter a presença de flores naturais todos os dias, é que muitas floriculturas têm oferecido pacote mensais bem acessíveis, onde são harmonizados arranjos para cada semana do mês. Dá uma olhadinha na sua floricultura de preferência para saber como funciona, se ela oferece esse tipo de pacote para você se programar e ter flores naturais toda semana, decorando a sua casa.

A decoração com flores naturais pode ser bastante versátil, pois existe uma variedade enorme de espécies para cada estilo de casa, pessoa e personalidade. Desde arranjos simples a exuberantes composições, elas trazem muita vida para o ambiente, mas também não podem chamar totalmente a atenção e precisam estar em harmonia com todo o espaço ou ocasião, com explicamos mais abaixo. 

O recipiente que você escolhe também conta bastante, e existe uma imensidão de vasos, potes e materiais que podem armazenar as suas flores e complementar a decoração.

Onde eu posso colocar meu arranjo natural?

Além de trazer boas energias, as flores naturais transformam a vibração do ambiente, deixando a decoração ainda mais charmosa e agradável.

Nas salas – cômodo de maior circulação da casa – há várias possibilidades na hora de escolher as flores. O interessante é que os arranjos e vasos não atrapalhem o deslocamento e a visão. Em um ambiente como este, é possível expor diversos arranjos desde que fiquem em sintonia. Na mesa de centro ou no aparador, o ideal são arranjos baixos e mais discretos; já na mesa da sala de estar, pode abusar nos vasos altos e robustos.


Em dormitórios – não é aconselhável expor flores com aromas fortes. Orquídeas, violetas e begônias são ótimas opções para decorar o dormitório. Isso cria um ambiente mais intimista e o perfume é um dos benefícios.

Para banheiros e lavabos, a hortênsia, violeta, lírio da paz, orquídea e kalanchoe são ideais, pois suportam umidade e exigem poucos cuidados.


Na cozinha e varanda gourmet, uma boa dica são os cactos e crisântemos, por serem plantas resistentes que sobrevivem em locais quentes, além de não precisar regar todos os dias. Porém evite colocá-las próximas a fogão e geladeira. Para quem gosta de unir o útil ao agradável, na cozinha e na varanda gourmet também podem ser plantadas ervas e temperos em vasinhos pequenos ou compartilhados. Esses tipos de plantas (hortelã, manjericão, pimenta, erva-doce, salsa, orégano, cebolinha) necessitam de bastante exposição ao sol, portanto devem ser cultivadas, de preferência, em parapeitos de janelas.

Inspire-se nas flores naturais

  • Para ambientes com tons mais frios, podem ser combinados certos tipos de flores, como margaridas, hortênsias e azaléias.
  • Já para espaços com cores vívidas, combinam muito bem flores de verão. Begônias, cravos ou tulipas, por exemplo, que esbanjam elegância e praticidade no cuidado.
  • As pétalas exalam cheiros que estimulam a endorfina, trazendo várias sensações. Flores de pétalas brancas, como lírios da paz, rosas, margaridas, copos-de-leite, flores do campo e orquídeas, transmitem sensação de paz e frescor. Já as pétalas de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), como rosas, gérberas, girassóis, tulipas, lírios, astromélias e crisântemos, transmitem alegria, vitalidade e receptividade.
  • As flores de tons claros, como rosas e lilás (hortênsias, orquídeas, violetas), traduzem a sensação de tranquilidade e equilíbrio. Elas podem ser incrementadas com folhas e galhos dando uma originalidade ao arranjo. 

Dicas e cuidados

  • Antes de comprar as flores, se informe sobre as dicas de conservação e os cuidados que elas necessitam, como luminosidade, umidade e temperatura.
  • É ideal que se escolha locais adequados para expor as flores. É importante também mantê-las em ambientes frescos e com iluminação natural, pois isso faz com que as plantas durem mais tempo. A exposição ao ar condicionado diminui a vida das flores.
  • Se o arranjo de flores for colorido, opte por vasos de tons suaves ou transparentes e vice-versa. Essa medida faz com que o arranjo não fique cansativo de olhar.
  • É importante substituir a água e lavar o vaso a cada 2 ou 3 dias.
  • A cada dois dias, corte 1 centímetro do caule para melhor absorção de água.
  • Evite manchas em folhas ou pétalas, pois elas aparentam deterioração.

Fontes pesquisadas

www.acquaaroma.com.br

www.westiwing.com.br