Inspire-se!
Seja pelos pisos e revestimentos, cores ou objetos, a decoração molda o seu ambiente de acordo com o seu estilo. E um estilo que está em alta é o industrial, confira nesse artigo algumas dicas para aplicá-lo no seu imóvel.
O design industrial nasceu nos Estados Unidos na década de 1950, que se tornou um sinônimo de elegância e praticidade e por isso vem ganhando espaço entre jovens e adultos ligados às novas tendências de assuntos como decoração, arquitetura, design e comunicação.
No Brasil, o estilo industrial virou tendência e tem conquistado cada vez mais adeptos que gostam de minimalismo, de cores frias, de elementos rústicos e metálicos. Veja como isso pode ser utilizado nos seus ambientes.
Minimalismo
No estilo industrial, o senso estético fala mais alto que funcional. Por isso, sempre exige auxílio de profissionais especializados em decoração para que saia tudo conforme o planejado.
Nele, a ausência de adereços espalhados pela casa, os detalhes de acabamentos dão espaço para os que canos e tubulações chamem a atenção. As colunas de concreto bruto e toda a estrutura básica do seu imóvel deixam o excesso de cuidado de lado e a maneira mais natural é valoriza.
A beleza do rústico e dos metais
A ideia aqui é que saber usar elementos rústicos para criar um bom equilíbrio entre o frio do cinza com a vida das plantas, por exemplo.
Você pode reciclar e reutilizar o quanto conseguir de móveis e eletrodomésticos. Ao fazer isso, você combina uma proposta o design industrial ao ecológico criando o aconchego na medida certa para cada ambiente.
Lembre-se da iluminação. Ela é responsável por dar um dos toques mais importantes e característicos do estilo industrial, mas dispensa acessórios como lustres e candelabros. O ideal é que as lâmpadas fiquem expostas tradicionalmente.
Um traço clássico do design industrial são as paredes de tijolinhos, que se encaixam bem em qualquer decoração, seja para o seu quarto, sua sala, sua cozinha e até mesmo seu banheiro. Se quiser personalizar ainda mais, pinte os tijolos de branco ou passe um pouco de verniz, para deixá-los com um aspecto diferente.
Quem já entrou em uma fábrica antiga deve ter observado a presença do ferro oxidado ou escovado, esses elementos também podem ser trazidos para dentro de casa. Eles podem ser aplicados em móveis, como cadeiras, em itens decorativos ou tudo que possas imaginar.
Os fios aparentes também são estratégicos para proporcionar um ar urbano, porém devem ser adotados em pontos focais, que não se tornem empecilhos no dia a dia.
Cores frias para contrastar o ambiente
Falando de maneira geral, o cinza é a cor que sempre é associada ao estilo industrial. Mas é claro que você também pode investir em outras cores para sua casa, que causem um contraste com as superfícies metálicas ou rústicas, como o branco e o preto, entre outras cores frias.
Caso queira arriscar, você pode focar em cores quentes em determinados locais, como uma pilastra em vermelho ou amarelo, deixando-a como o destaque do ambiente.
Pode apostar que o estilo industrial ficará lindo em qualquer um dos empreendimentos da Wecon, faça-nos uma visita e escolha o imóvel que mais combina com você.