Skip to main content

Nada mais animador para algumas pessoas, e desesperador para outras! Mas calma, vou tentar ajudar um pouquinho neste texto.

O que costumo dizer sempre que converso com um cliente é que decorar é:

Alinhar suas expectativas com seu gosto pessoal e trazer traços da sua história para ela.

Muitas vezes você vai em um ambiente lindo, como um Teatro Municipal de São Paulo por exemplo, mas, cá entre nós, você se imagina morando em um ambiente daqueles? Por outro lado, quando vemos aqueles programas de televisão, as ideias são tantas que às vezes fica difícil saber se gostamos ou não.


Muito bem, para você que sonha em mudar algo, o que eu indico é fazer um painel de referências, ou na linguagem da moda: um Mood Board. Hoje em dia já não temos mais tantas revistas para nos inspirar (como a Casa Claudia), mas graças à santa tecnologia, temos muitos blogs, sites e aplicativos como o Pinterest. Ah, como as pessoas viviam sem o Pinterest?

Super indico que você pegue seu celular ou tablet, uma taça de vinho rosé e tire um tempinho para buscar (e salvar!) referências. Assim vai ficando mais fácil para se conhecer, perceber o que gosta, cores que combinam e materiais que lhe trazem mais aconchego. Outro ponto de contato com tendências são as mostras como Casa Cor – que espero que possam voltar em 2021 – e as lojas de móveis e decoração. Nestes ambientes você tem o contato físico e sensorial, que é muito importante na hora de se conectar com o que te faz bem.

A Pantone®, principal empresa de cores no mundo, todos os anos elege uma cor de tendência. A partir dessa cor muitas criações são feitas, desde tintas para parede, tecidos, automóveis e esmaltes. Não à toa, tem períodos em que a moda pode não te agradar, culpa das tendências. Melhor que seguir a cor da moda é descobrir o seu padrão de cores. Já entrei em casas com todas as paredes escuras que era incrivelmente arejada, tudo depende do conjunto. Se conhecendo melhor, traçando esse caminho fica muito mais fácil você buscar algum profissional para te ajudar a compor seu ambiente ou até mesmo se aventurar na decoração sozinho.

Espero que tenha gostado destas dicas. Se quiser tirar suas dúvidas ou saber mais sobre o universo da decoração, deixe seu comentário aqui. Vou adorar te responder e compartilhar mais conteúdo.

Amanda Ferreira - Designer de Interiores
Amanda Ferreira – Designer de Interiores